Conheça o NaNoWriMo

Você já ouviu falar no NaNoWriMo? Não? Não importar, eu explico agora. O National Novel Writing Month é uma espécie de projeto que busca incentivar escritores iniciantes a escreverem suas obras. Todo ano, durante o mês de novembro, os participantes são desafiados a escrever um esboço de livro com no mínimo 50 mil palavras. Isso mesmo, 50 mil palavras. Um desafio e tanto. São pouco mais de 1.600 palavras por dia, todos os 30 dias do evento. O objetivo não é competir para ver quem escrever mais ou melhor. É mais um desafio pessoal, de atingir a meta das 50 mil palavras.

A premissa do projeto é que muitos escritores iniciantes se sentem frustrados por que não conseguem avançar na história, muitas vezes por preciosismo e perfeccionismo. Muitos sentem que a esboço inicial tem que ser uma obra-prima. Não é bem assim. O ideal é ter um esboço, mesmo que mal escrito, da história e só depois ir lapidando o texto. E o NaNoWriMo permite justamente isso. A meta das 50 mil palavras força os participantes a focar em quantidade, não em qualidade (não que qualidade não seja importante), para tentar escrever o máximo de texto e enredo possível. Só depois é que ser faz os “ajustes”, os detalhes, a lapidação, a transformação da pedra bruta em diamante. Enfim, acho que deu pra entender a ideia.

Pois bem, venho aqui orgulhosamente dizer que venci o NaNoWriMo 2014. \o/ Segundo o contador oficial do site, meu romance rendeu 53703 palavras. Só para deixar claro, o romance é “As Crônicas de Erys”. Não que eu só tenha escrito isso. Eu já vinha trabalhando na história faz algum tempo, de modo que no total eu devo ter umas 80 mil palavras escritas. E ainda não escrevi nem metade da história. Agora o objetivo é continuar trabalhando e lapidando a história.

Ano passado eu também venci o NaNoWriMo com um romance de ficção científica, chamado “Um conto de duas mentes”. Essa é uma história que um dia pretende terminar também, mas é um projeto para um futuro mais distante.

Se você se interessou, confira o site do projeto.

Não deixe de ler também uma matéria publicada na Revista Avessa sobre o projeto.

Até mais e que a Luz guie sua jornada.

Anúncios

Um comentário sobre “Conheça o NaNoWriMo

  1. Pingback: Camp NaNoWriMo – Estarei lá | ponto de acumulação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s